Dúvidas Frequentes

Qual banco vai financiar o meu imóvel?

As únicas Instituições Financeiras autorizadas a financiar pelo Programa Minha Casa Minha Vida são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. A Nagoia Construtora trabalha com as duas Instituições Financeiras. Consulte nossa equipe de vendas para saber qual Instituição Financeira financiará a sua casa.

Quem é responsável pelo pagamento do ITBI e do registro do imóvel no cartório?

O pagamento desses tributos é de responsabilidade do comprador. Mas para sua tranquilidade e para maior agilidade, nós cuidamos de tudo. Emitimos a guia de ITBI, registramos o imovel, pagamos as taxas e depois você nos reembolsa. Simples e prático para sua melhor comodidade.

Em que momento é realizada e entrega das chaves da minha casa?

O agendamento para entrega das chaves ocorrerá após a quitação total do seu imóvel, que ocorre quanto a Instituição Financeira credita o pagamento do seu financiamento para a construtora. Essa etapa tem duração estimada de até 10 a 20 dias úteis após a entrega do contrato registrado na Instituição Financeira.

 

E depois da assinatura do contrato de financiamento? Qual é o próximo passo?

Após assinar o contrato de financiamento, o contrato deverá ser remetido para pagamento do ITBI e o registro do imóvel no cartório. Essa etapa tem duração estimada de até 10 dias úteis.

O pagamento desses tributos é de responsabilidade do comprador. Mas para sua tranquilidade e para maior agilidade, nós cuidamos de tudo. Emitimos a guia de ITBI, registramos o imovel, pagamos as taxas e depois você nos reembolsa. Simples e prático para sua melhor comodidade.

A minha casa é entregue com energia elétrica e água ligada?

Não, apesar de toda infra-estrutura estar disponível, a casa é entregue com a energia elétrica e a água desligados. Logo após receber as chaves, você deverá entrar em contato com a companhia de energia elétrica e com a companhia de saneamento para solicitar a ligação da energia elétrica e da água.

Se o meu processo de financiamento gerar um saldo não financiado? Quando devo pagar?

Caso a sua renda não seja suficiente para financiar o valor total do imóvel, o contrato de financiamento irá gerar um saldo não financiado, que deverá ser pago pelo cliente com recursos próprios. Esse saldo não financiado deve ser quitado antes da assinatura do contrato de financiamento, sendo que a não quitação do mesmo impedirá a assinatura do contrato. O saldo não financiado deverá se pago diretamente para a Nagoia Construtora, liberando assim a assinatura do contrato de financiamento.

Após aprovação do meu financiamento pela Instituição Financeira, existe alguma restrição que impeça a assinatura do contrato?

O seu contrato não poderá ser assinado se você tiver algum débito em aberto com a Nagoia Construtora. Além disso, caso o seu processo de financiamento gere um saldo não financiado, o contrato poderá ser assinado apenas após a quitação desses valores para a Nagoia Construtora.

Depois que eu assinar o contrato, quando eu começo a pagar o financiamento?

Se no momento que você assinar o contrato de financiamento, a sua casa ainda estiver em construção, a Instituição Financeira lhe cobrará um valor mensal referente apenas aos juros e correção monetária do valor do financiamento. Se a sua casa já estiver pronta, a Instituição Financeira passará a cobrar a parcela mensal completa, com juros, correção monetária e amortização.

Como devo proceder caso eu identifique algum problema na minha casa após a entrega das chaves?

Você deverá entrar em contato com o nosso escritório mais próximo para que possamos agendar a visita de um técnico para avaliação do problema. O Manual do Proprietário que você recebe junto com as chaves consta todas as garantias da sua unidade habitacional.

Quem é responsável pelo processo de financiamento do meu imóvel?

O responsável pelo processo de financiamento é o cliente. O correspondente bancário é uma entidade contratada pela Instituição Financeira para coletar sua documentação, realizar todas as análises necessárias e depois encaminhar o seu dossiê para aprovação da Instituição Financeira. A Nagoia Construtora dá todo apoio que você precisa para montagem do processo e realiza o acompanhamnto diário para garantir que o tudo ocorra com a maior agilidade possível.

O que eu preciso fazer para que meu processo seja aprovado o mais rápido possível?

A aprovação do seu processo de financiamento depende exclusivamente da qualidade da sua documentação e das informações que você fornece ao nosso corretor no momento da compra.

Se o correspondente bancário solicitar atualização de alguma documentação, atualize o mais rápido possível. O correspondente bancário e as Instituições Financeiras dão prioridade aos processos que não tem pendências. Esses serão aprovados e assinados com mais rapidez.

Quais são os requisitos básicos para que meu processo de financiamento não seja reprovado pelo banco?

Existem quatro condições fundamentais para que seu processo não seja reprovado:
 

1. Não ter outro imóvel no seu nome ou no nome do cônjuge
2. Não possuir restrições financeiras registradas nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa, CDL, etc)
3. Não possuir outros financiamentos, que somados à parcela de financiamento da sua casa ultrapasse 30% da sua renda
4. Estar com toda a documentação em ordem (comprovante de renda, comprovante de endereço, comprovante de estado civil e documentos pessoais). Seus documentos pessoais, como RG e CPF, devem estar com os nomes corretos e sem necessidade de ajustes.

Se você estiver com todos os requisitos acima atendidos, parabéns, seu processo deverá ser assinado bem rapidinho.

Qual é a documentação necessária para o meu financiamento?

 A documentação básica é composta por:

1) Documentos pessoais (RG e CPF)
2) Comprovante de endereço
3) Comprovante de estado civil (se for casado ou viver em regime de união estável)
4) Comprovante de renda (contra-cheque dos últimos 3 meses)
5) Carteira de trabalho (caso seja assalariado e registrado)

Com relação ao comprovante de renda, no caso de trabalhados autônomos, o documento apresentado pode ser a Declaração do Imposto de Renda ou um DECORE ou o extrato de conta corrente dos últimos 3 meses, ou apenas uma declaração de renda assinada pelo comprador. Essa documentação varia de acordo com a Instituição Financeira que irá financiar o seu imóvel. Informe-se com os nossos corrretores.

Caso seja casado, é importante lembrar que o nome do documento de identidade deve estar igual ao da Certidão de Casamento.